Sistema para Condomínio

sistema para condomínio: vale a pena?

Sistema para condomínio, site para condomínio, software de gestão de condomínios, é tudo a mesma coisa? Vale a pena ter investir nisso?

Neste post vamos explicar as diferenças, falar das vantagens e desvantagens de implantar um sistema no seu condomínio.

Site para condomínio X Sistema para condomínio

Site

Um site é  um conjunto de páginas web que normalmente tem o intuito de expor diversas informações. Os exemplos mais comuns são os sites institucionais onde empresas contam sua história, apresentam seus produtos ou serviços e formas de contato.

E Portal, o que é?  – Portal é nada mais do que um site que reúne e distribui trafego para vários outros sites ou subsites dentro ou fora do domínio da empresa gestora do portal, por exemplo, UOL, Terra, Globo.com, etc.

Logo, o site de um condomínio pode ser um conjunto de paginas que reúnem informações do condomínio, dados de contato, prestação de contas ou até um fórum de discussões.

Sistema

Um sistema online, é muito mais completo do que um site, com ele é possível cadastrar informações em um banco de dados e você pode interagir com ele de diversas formas, o sistema soluciona problemas maiores que envolvem automatização de processos.

Logo, um sistema para condomínio pode conter diversas ferramentas que automatizam processos consultando bancos de dados, registrando e compartilhando ações e informações.

O sistema ou software de gestão de condomínios pode conter ferramentas que façam a integração entre moradores, portaria e administração, informatizando processos na operação do condomínio.

Exemplo: veja nosso post sobre informatização de procedimentos na portaria

Por exemplo, a central de reservas de salão de festas, onde o morador pode ver online as datas disponíveis, fazer a reserva, inserir a lista de convidados que já aparecerá para a portaria, o sistema também já contabilizará essa reserva no relatório de cobrança das reservas.

Vale a pena investir em um sistema para condomínio?

Sim, vale muito a pena!

Os condomínios tem se tornado cada vez mais modernos do ponto de vista da arquitetura, engenharia e serviços, a gestão e operação do condomínio também precisam acompanhar essa evolução.

É uma contradição investir milhares ou até milhões de reais para morar em um condomínio com infraestrutura de alto nível e ter que fazer suas reservas em um caderninho ou utilizar um livro de ocorrências para fazer suas reclamações.

Implantar um sistema para condomínio é investir na qualidade da gestão de toda essa estrutura, é investir em segurança e qualidade de vida para os moradores, é otimizar o trabalho dos porteiros e demais colaboradores.

Quais são os Prós e Contras do Sistema para Condomínio?

Prós

  • Central privada de informações do condomínio, cadastros completos e sempre atualizados;
  • As informações não se perdem nas mudanças de gestão;
  • Padronização e informatização de procedimentos reflete em  mais segurança;
  • Central de reservas online traz mais comodidade e organização;
  • Central de Ocorrências garante sigilo e evita atritos pessoais;
  • Facilita a participação e engajamento dos condôminos;
  • Permite maior controle de manutenções periódicas;
  • Economiza papel e espaço em armários e arquivos;
  • Transparência e prestação de contas simultânea;
  • A comunicação fica mais rápida e eficaz;
  • Registro com histórico de todas as ações facilita a fiscalização do cumprimento de tarefas e procedimentos;

Contras

  • É necessário ter computador, smartphone ou tablet e internet para utilizar o sistema;
  • Algumas pessoas não são familiarizadas à tecnologia por isso não aproveitam todos os recursos disponíveis no sistema;
  • O processo de  implantação de um sistema para condomínio pode ser um ponto crítico em função das mudanças que promove;
  • Existem vários sistemas, com perfis e  propostas diferentes, identificar qual é o mais adequado para o seu condomínio também é um ponto crítico.

Qual sistema para condomínio contratar?

 

1 – Um sistema para condomínio que seja online, na nuvem, dispensa instalação física, e permite o acesso ao usuário de onde ele estiver. Veja este post sobre As Vantagens de um Sistema Online.

2 – Um sistema que seja responsivo (se adapta a qualquer tamanho de tela), que seja fácil de utilizar, e que tenha infraestrutura tecnológica, de servidores e de segurança, de alta qualidade.

3 – Um sistema que sane as principais dores que o seu condomínio apresenta no dia a dia.

4 – Um sistema para condomínio fornecido por uma empresa especializada, idônea e que tenha uma boa estrutura de suporte e atendimento.

A Tecnologia Está a Favor dos Condomínios

A tecnologia tem desenvolvido ferramentas que ajudam em várias áreas da sociedade, com condomínios não é diferente, existem tecnologia e ferramentas para as mais diversas finalidades dentro de um condomínio.

Buscar um sistema que integre moradores, portaria e administração promovendo uma melhor comunicação, gestão e segurança é um passo importante para todo condomínio.

Esperamos que este post lhe ajude nesta tarefa, se tiver duvidas ou quiser mais informações, não exite, entre em contato conosco.

 

 

 

Profissional de vendas dedicado a aproximar empresas com soluções inovadoras de outras empresas e pessoas, estreitando o relacionamento entre elas realizando bons negócios para todos.

Uma opinião sobre “sistema para condomínio: vale a pena?”

  1. Vale a pena!
    Eu acredito que esse sistema é indispensável para qualquer condomínio. Além de ser completo, por atender a todas as necessidades de administração do condomínio, ele automatiza muitos processos. Assim, o síndico pode se preocupar com outras questões mais importantes par o bem-estar dos moradores.

Deixe uma resposta