Economizar Água no Condomínio

Como economizar água no condomínio

Como Economizar Água no Condomínio.

A Água é um bem essencial para a vida e por isso seu valor real é incalculável, mesmo tão valiosa fica cada vez mais escassa por causa da seca, poluição e desperdício. Devemos fazer uso racional da água, pensando no meio ambiente e nas gerações futuras.

Como já vimos no post Redução da Taxa de Condomínio: a diferença entre economizar e cortar custos, a conta de água representa até 20% das despesas do condomínio.

Veja a seguir as principais dicas de Como Economizar Água no Condomínio.

Economizar Água no Condomínio só é possível com a colaboração de todos

Temos então no mínimo dois excelentes motivos para economizar água, e motivação é muito importante, o síndico sozinho não vai conseguir economizar água no condomínio é preciso a colaboração de todos, funcionários e moradores devem estar cientes dos objetivos e das ações.

Faça campanhas de conscientização, coloque informações a respeito no mural do sistema do condomínio, espalhe informativos, faça reuniões, sempre deixando claro quais são os objetivos, os benefícios que trarão e o papel de cada um para alcançá-los.

Em breve nós da SIG Condomínios vamos disponibilizar aqui no BLOG um manual de boas práticas para economia no condomínio que vai lhe ajudar a conscientizar moradores e funcionários.

Individualização da água

Se seu condomínio ainda não tem hidrômetros individuais estude a possibilidade de instalar, o investimento é considerável mas vale a pena. Quando o total da conta de água é rateado entre os moradores do condomínio alguns não percebem o quanto gastam, e outros, que usam água com consciência, pagam um valor injusto.

A individualização da conta de água pode reduzir o consumo em até 40% em alguns condomínios. Isso ocorre porque os moradores passam a saber quantos metros cúbicos de água estão consumindo e sentindo isso no bolso tendem a gastar menos água, depois disso o hábito os leva a economizar água também nas áreas comuns.

Vazamentos

A inspeção periódica para detectar vazamentos pode reduzir a conta de água do condomínio em 20%. As inspeções podem ser feitas a cada 3 meses pelo zelador e a cada 6 meses ou 1 ano por uma empresa especializada. A empresa especializada tem recursos para fazer uma análise mais aprofundada e encontrar vazamentos que o zelador não consegue detectar.

Novos Hábitos

Para Economizar Água no Condomínio a primeira mudança deve ser comportamental, moradores, funcionários, prestadores de serviço e até visitantes devem colaborar não deixando torneiras abertas além do necessário, utilizando a vassoura ao invés de mangueira para limpar as calçadas, e observando sempre se é possível realizar suas atividades do dia a dia gastando menos água.

Economia de Água = Economia de Energia

Quando os moradores tomam banhos de 5 minutos, escovam os dentes e fazem a barba com a torneira fechada, consertam rapidamente as torneiras que estão pingando, não usam o vaso sanitário como lixeira, utilizam maquinas de lavar roupas e louças com a capacidade máxima, podem economizar até 200 litros de água por dia.

Como vimos no post Como Economizar Energia no Condomínio, quando o consumo de água nos apartamentos diminui a bomba que manda a água para cima trabalha menos, consumindo menos energia elétrica e se desgastando menos, neste caso gastar menos água é economia em dobro.

Água nas áreas comuns

Piscinas, jardins e pátio também são locais onde é possível economizar água, os funcionários do condomínio devem ser instruídos a fazer o uso consciente da água, utilizar mais a vassoura e o balde ao invés da mangueira para limpar o pátio, regar o jardim com regador, no primeiro horário da manhã e no final da tarde quando há menos evaporação.

Piscinas

Falando em evaporação, a piscina exposta ao sol e vento pode perder, por evaporação, aproximadamente 3 litros de água por metro quadrado de superfície por dia, então uma piscina de 12×6 metros perde 216 litros de água por dia e 6.480 litros por mês.

Cobrir a piscina quando não está em uso pode reduzir a perda de água em até 90%, neste exemplo estamos falando de uma economia de 5.832 litros de água por mês.

Acompanhe o nível da piscina, se ele apresentar uma queda brusca pode haver um vazamento, este blog tem um post interessante sobre isso dê uma olhada.

Redutores de vazão e Troca de vasos sanitários

Instalar redutores de vazão ou arejadores em torneiras e até chuveiros exige um investimento relativamente baixo e pode reduzir em 50% o gasto por torneira.

Vasos sanitários com caixa acoplada e válvula inteligente podem gastar até 21 litros de água a menos por descarga. O condomínio pode investir na troca de todos os vasos das áreas comuns, a troca também é interessante para as unidades.

Aproveitamento de Água da Chuva

Dependendo da quantidade de água que se gasta com a limpeza das áreas comuns e jardins pode valer a pena investir em um sistema de captação de águas pluviais, este consiste e armazenar água da chuva para utilizar em fins não potáveis.

Poço Artesiano

O poço artesiano é uma opção principalmente para condomínios situados em regiões com risco de falta de água, neste caso o condomínio deve procurar empresas especializadas para estudar a viabilidade.

Segundo especialistas a perfuração de poço artesiano não é o mais indicado para condomínios, visto que o investimento é alto, existe muita burocracia para conseguir as licenças e risco de não encontrar água o suficiente no poço.

Reuso de água

Existe também a possibilidade de instalar uma pequena estação de tratamento de água no condomínio que aproveita águas de banho e pias para reutilizar em descargas de vaso sanitário, limpeza de calçadas e rega de jardins por exemplo, neste caso o condomínio deve procurar uma empresa especializada e avaliar se o investimento vale a pena.

O Resultado

Como vimos, para Economizar Água no Condomínio não existe mágica, é preciso contar com a participação de todos, adotar uma série ações simples em várias áreas do condomínio, investir em alguns equipamentos e principalmente criar novos hábitos de consumo.

A junção de todas essas pequenas mudanças pode levar a uma grande economia, existem condomínios que reduziram a conta de água em mais de 50%, isso é ótimo para o meio ambiente e para o bolso.

Fonte:  Sociedade do Sol, Sindiconet, Lello condomínios, Hidroall, AECweb, 

Profissional de vendas dedicado a aproximar empresas com soluções inovadoras de outras empresas e pessoas, estreitando o relacionamento entre elas realizando bons negócios para todos.

2 opiniões sobre “Como economizar água no condomínio”

Deixe uma resposta